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Estar por dentro de todas as estratégias de marketing de atração é fundamental para o crescimento do seu laboratório de prótese dentária. Entretanto, é preciso observar alguns dados para perceber a saúde do seu empreendimento. Há situações em que o valor despendido para a aquisição de novos clientes é maior que o lucro gerado.

O que fazer diante desse quadro? Continue por aqui e descubra como aproveitar a sua base de clientes para alcançar melhores resultados e promover o seu laboratório.

O que é o CAC?

Saber quanto custa para o seu laboratório gerar um cliente é essencial para perceber se a estratégia adotada está alcançando os objetivos. Basicamente, você precisa somar o custo de vendas mais o custo de marketing e dividir esse resultado pela quantidade de novos clientes.

Um CAC ou Custo de Aquisição de Novos Clientes deve ser menor que a receita. Quando o resultado é o oposto, é necessário investir em ações de fidelização e retenção.

Como a taxa de NPS pode ajudar?

Net Promoter Score ou NPS é uma métrica que tem como objetivo avaliar o crescimento do seu laboratório de prótese dentária com base no feedback dos clientes.

Com a pergunta: Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de um cliente recomendar seu laboratório a um amigo ou colega?

De acordo com as respostas, você segmenta os seus clientes em três grupos de fidelidade:

  • 0 a 6 pontos: detratores.
  • 7 a 8 pontos: neutros.
  • 9 a 10 pontos: promotores.

O NPS do seu negócio é calculado pela porcentagem de detratores subtraída pela porcentagem de promotores.

Classificação do resultado:

  • Zona de excelência: NPS entre 76 e 100.
  • Zona de qualidade: NPS entre 51 e 75.
  • Zona de aperfeiçoamento: NPS entre 1 e 50.
  • Zona crítica: NPS entre -100 e 0.

O que fazer com os resultados?

Observando os dados do NPS, é possível identificar e segmentar seus consumidores. Use as informações e crie a persona, cliente ideal, do seu negócio e qualifique o atendimento.

Os promotores são as melhores referências do seu laboratório. Eles estão falando bem do seu produto e fazendo o melhor marketing: a indicação. É importante que você otimize e incentive esse processo. Agradeça aos clientes pela lealdade.

Já os detratores, são aqueles que enfatizam a experiência negativa com o seu empreendimento, mas a boa notícia é que esse quadro pode ser revertido. Após identificar esses clientes, encontre soluções efetivas para a demanda que ocasionou essa avaliação. Ouça as reclamações e responda de maneira cordial e profissional.

O grupo dos neutros também é importante e, apesar de não ter uma interação suficiente para chegar a uma conclusão sobre o trabalho da empresa, é importante disponibilizar alta qualidade no atendimento para que eles se transformem em promotores.

Neste texto, foi possível observar que se o gasto para aquisição de clientes não está promovendo o crescimento do seu laboratório, você pode buscar respostas na taxa de NPS para melhorar a qualidade do serviço oferecido, conhecer o seu cliente e aumentar as possibilidades de divulgação do seu negócio.

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